terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Intercâmbio Cultural - Brasil e Portugal

Ontem de madrugada, resolvi fazer algo que já queria fazer há tempos...
Sacar (Baixar) à net, algumas músicas (discos, preferencialmente) de Zeca Afonso.
Para quem não sabe (provavelmente os Brasileiros), Zeca Afonso foi um músico da chamada música de Protesto, em Portugal durante a época da ditadura Salazarista (Sim, no século passado Portugal também foi uma ditadura durante parte do século passado). É tido como um dos maiores (às vezes como o maior) representante do gênero em Portugal, e é tido, no geral, como um dos melhores músicos portugueses.

Um brasileiro a ouvir Música de protesto de um Portugues em plena democracia?
Estranho, não?
Nem tanto...

Ponto 1:A qualidade da música de Protesto não morre com o fim da ditadura, a sonoridade continua a ser boa e a ter belas letras.

Ponto 2:Ainda que tenham sido escritas em época de ditadura, algumas letras ainda hoje são actuais (talvez até mais actuais do que na época em que foram escritas), devido à esta pseudo-despotismo-travestido-de-democracia em que vivemos.

E já que a idéia, do blog, é a aquisição/desenvolvimento de cultura, falo aqui também de um dos maiores representantes da Música de Intervenção no Brasil, Chico Buarque. Mais facil de ser conhecido pelos portugueses, do que Zeca Afonso pelos brasileiros, suponho que muitos por portugueses desconheçam o facto de ele, Chico Buarque, ter sido representante de tal vertente musical (capaz, aliás, que nem alguns brasileiros saibam).

Através de músicas como "Cálice" e "Apesar de você" Chico Buarque atacava os militares e incentivava o espírito de revolta por parte dos brasileiros.

Assim, convido todos meus amigos a ouvirem músicas de Protesto.
Convido os brasileiros a ouvirem Zeca Afonso e os portugueses a ouvirem Chico Buarque.
Mas convido também os portugueses a ouvirem Zeca Afonso e os brasileiros a ouvirem Chico Buarque, pois ambos artistas de tamanha qualidade são, às vezes, posto de lado por seus conterrâneos e admirados por outrem.

Para facilitar vossas vidas, deixo aqui, para que façam o download, um disco de cada.


Zeca Afonso - Cantigas de Maio

Chico Buarque - Construção

----------------
Ao Som de: 09 Verdes são os campos

2 Comments:

Emms. said...

'pseudo-despotismo-travestido-de-democracia'. Gostei.
Tenho álbuns e álbuns do Chico Buarque. Montes e montes deles. Mas não costumo ouvir.
No entanto, depois deste apelo... acho que vou fazer um esforço para ser um bocadinho mais 'open-minded' (musicalmente, porque de reste acho que já faço concessões mais que suficientes) e ouvir um bocadinho de Chico Buarque (afinal, regar a plantinha da música nunca fez mal a ninguém, e quem consegue ouvir Camané ouve muito mais coisas.) :)
P.s. Eu não disse que me ia tornar leitora habitual? x)

Anônimo said...

Esclarecimento: Minha chegada a esse blog é culpa do outro Rodrigo, então, qualquer coisa, pode matá-lo, processá-lo, etc. (não necessariamente nessa ordem).

Enfim, Chico Buarque! Meudeusdocéu! Tipo, Cálice é clássica! Tem todo aquele lance do microfone ter sido desligado durante a excução em um festival, blá, blá, blá!

E "Apesar de você", eu acho que todo mundo que ouve ama. Um aparente samba dor-de-cotovelo, que na verdade exorcizava o todo-poderoso Governo Médice, que, como todos sabem foi o mais sangrento dos militares. Nossa, só de falar nos "anos do Chumbo" me dá arrepios e tal.

Tem muitas outras músicas do Chico, muitas, mas tipo, uma que eu acho que merece destaque (estou puxando sardinha para meu lado, porque adoro a música xD) é "Gota d'água". A música mostra um povo que vive 'no limite', como é bem retratado na peça teatral homônima, escrita pelo Chico e por Paulo Pontes.

É o povo que está em uma situação em que um copo de cerveja tanto pode resultar em festa, quanto em morte. O que não é muito diferente dos nossos dias, nos quais "qualquer desatenção pode ser a gota d'água!"

E eu concordo com você, as letras das músicas de protestos são lindas, e, em muitos casos, contemporaneas.